segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sagata Sanshiro: o mascote do Sega Saturn




Vou ser franco: nunca tive a oportunidade de jogar o Sega Saturn mas conhecia através da revista Ação Games, Gamers e GamePower. Claro que o  PSX era muito popular na época, garantiu um lugar que durou anos e foi um dos motivos que nunca ter jogado, pois não encontrava meios para garantir um Saturn e jogar.
Tirando o drama de lado: no Japão a Sega teve uma ideia de marketing para ganhar vendas com Sega Sartun, e com as forças da Pepsi com Pepsi Man, criou:

- "Segata Sanshiro!"
Boa propaganda do Bomberman!

 Umas das coisas mais interessantes no Saturn foi que nunca teve um game do Sonic (e olha, Sonic R e Jam é apenas spin-off e o 3D não é exclusivo) e claro que não pensaram em reviver o Alex Kidd, que seria foda um game novo e solo do Alex em um ambiente 3D... Então, foi criado esse mascote que deu um efeito Pepsi Man: deu sucesso no Japão, aumentou as vendas e claro, ganhou uma reputação estranha no ocidente. A baixo, uma compilação dos melhores comerciais:

Vamos ser franco: até melhor que a  propaganda norte-americana.
Segata Sanshiro (interpretado pelo ator japonês Fujioka Hiroshi)  foi uma paródia do judoca Sugata Sanshiro (é real), e claro que o mascote salvou as vendas no Japão, tanto é que ganhou video clipe baseado em sua música oficial :  

 

Mas com a chegada do Dreamcast não teve jeito, teria que dar um final para o personagem com essa propaganda (a baixo), salvando os executivos da Sega, planejando o Dreamcast, de um foguete lançado pela Sony. Claro que o herói teve que honrar a sua empresa, e com um final triste. E para agradecer, a Sega lançou o game dele, que foi dos últimos para o Saturn (Segata Sanshiro Shinkenyugi):



Game: Segata Sanshiro Shinkenyugi

"Se não quer jogar Saturn? Segata Sanshiro vai atrás de você e espancar até você jogar o Saturn sem escolha"... Foi assim que as propagandas (bem humoradas) mostra como ele é.
Bom, esse foi Segata Sanshiro, para aqueles que fazem (ou quem quer fazer) publicidade é recomendado pesquisar comerciais japoneses, além de estranhos e é divertidos de ver.

Sites:
http://evilboris.sonic-cult.net/346/ (Segata Sanshiro - Legend, é um fan site sobre o personagem).
http://desciclopedia.org/wiki/Segata_Sanshiro (página do deciclopédia sobre o personagem).

Mais coisas:
Segata em Sonic & All Stars Racing Transformed (http://www.youtube.com/watch?v=SpFQcZABpxo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário